SEJA BEM VINDO(A)!!!!!!!!!!!


Obrigado por estar visitando o meu blog.

Deixe a sua mensagem no meu mural, a sua opinião é muito importante para a melhoria contínua do blog.

A nossa proposta inicial é criar um espaço para as pessoas que gostam de ler poesias, artigos relacionados a Psicologia, mensagens para reflexão e crescimento pessoal e também para as pessoas que gostam de escrever poesias, contos, etc.

Mande seus textos para psicologiaepoesias@gmail.com

No e-mail não se esqueça de dizer seu nome(ou pseudônimo) e se tiver, mande também um endereço de algum blog, ou site que possua mais textos de sua autoria.

FRASE DO DIA

"ERRAR NÃO É HUMANO. ACERTAR É HUMANO."

QUANDO ERRAMOS DEVEMOS FICAR ATENTO A MENSAGEM QUE DEUS ESTÁ NOS ENVIANDO. ATRAVÉS DO ERRO, ELE ESTÁ CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO, PARA NOS MOSTRAR QUE NÃO SOMOS PERFEITOS.





JR



sexta-feira, 3 de abril de 2009

5S DA ALMA

Procurei traçar um paralelo de como aplicar o Programa 5S do TQC japonês, em nosso comportamento, na melhoria contínua nas relações interpessoais, no crescimento como ser humano e nas mudanças e transformações que irão nos proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida mental e emocional.
1ª FASE – Senso de Utilização ou Descarte

Nesta fase o objetivo é identificar e classificar os recursos que não são úteis ao fim desejado, sabendo diferenciar o que é útil daquilo que é inútil e consequentemente eliminar/descartar o que nos incomoda e prejudica o processo de mudança interior, ou seja, devemos identificar os sentimentos que existem em nós e que de uma maneira ou de outra atrapalha a nossa relação interpessoal com o outro. Sentimentos como inveja, ódio, raiva, egoísmo, ciúme, rancor, ressentimento, mágoas, medo, arrogância, prepotência e outros sentimentos que estão armazenados no nosso inconsciente e que fazemos questão de mantê-los, o apego exagerado às coisas do passado, a maneira de fazer sempre do mesmo jeito e da mesma forma, a rigidez com que encaramos o comportamento e a atitude dos outros e muitas vezes as nossas próprias, não nos permitindo ousar, devem ser eliminados.
Afinal o fim desejado, e é para isso que estamos no mundo, é a melhoria contínua do processo de vida e atuação no universo e esses sentimentos não colaboram em nada no processo de mudança, na nossa evolução espiritual e muito menos na nossa relação com o outro.
Assim, nos restarão sentimentos outros, tais como: amor, bondade, fraternidade, igualdade, solidariedade, compreensão, tolerância, respeito e humildade, além do desapego às coisas materiais, estes sim, muito colaborarão para o nosso crescimento espiritual e a nossa interferência nas coisas do universo (eliminando-se o que não é útil, podemos nos concentrar apenas no que é útil).

2ª FASE – Senso de Ordenação/Arrumação

Nesta fase devemos nos preocupar em ordenar e arrumar aquilo que restou de bom, de modo que passemos a utilizá-lo de forma efetiva e em substituição àquilo que foi descartado.
Para cada situação apresentada e vivenciada, buscamos no nosso arquivo mental, agora já ordenado e arrumado, a melhor forma de nos comportarmos diante dela, apresentando um sentimento que faça e produza os efeitos que realmente irão contribuir para as mudanças e as transformações que estamos nos submetendo.

3ª FASE – Senso de Limpeza
Gente merece o melhor ambiente mental e espiritual.
Cada um de nós é o único e principal responsável pela sua própria “limpeza” interior e, sobretudo estarmos conscientes de que as mudanças e transformações irão nos tornar um novo ser humano.
Nos momentos da vida em que despertarmos que estamos mudando, apresentando um comportamento diferente e positivo daquele que estávamos acostumados a apresentar. Quando decidirmos fazer a “limpeza” básica daqueles sentimentos conscientes e inconscientes, que tanto atrapalham o nosso desenvolvimento e que teimamos em mantê-los, quando tirarmos todas as teias de aranha do porão das nossas memórias, quando jogarmos fora os diversos papéis que representamos, passando a desempenhar somente o papel principal, esse momento deve ser comemorado e festejado de forma grandiosa, pois servirá de reforço a outras e outras transformações mais desafiadoras.
E, neste momento é oportuno lembrar um trecho do poema “Faxina da Alma” de Carlos Drummond de Andrade:
“...E é hoje o dia da faxina mental... joga fora tudo que te prende ao passado... as coisas tristes... fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de cinema ... bilhetes de viagens... jogue tudo fora... mas principalmente... esvazie seu coração... fique pronto para a vida... "
4ª FASE – Senso de Saúde/Higiene

Este senso será uma consequência dos três primeiros sensos, pois as mudanças e transformações que decidimos fazer irão aparecer e transparecer na nossa saúde física, mental e emocional.
Quando descartamos os sentimentos negativos, estamos limpando a nossa alma e quando limpamos a nossa alma, adquirimos saúde mental e quando adquirimos saúde mental, vem junto o controle emocional e a saúde física.

5ª - Senso de Autodisciplina

Para a manutenção das nossas conquistas e para a constante busca da melhoria contínua de nossa alma, precisamos incorporar o sentimento de autodisciplina, que consiste em tão somente de, ao tomar uma decisão de mudança, obedecer à decisão tomada, assumindo o compromisso de envidar todos os esforços para o nosso autodesenvolvimento, visando encontrar um ser humano diferente e melhor daquele que hoje somos.



Jorge Rodrigues

Um comentário:

  1. Bom dia Jorge Rodrigues. Gostei muito da leitura, de tua sensibilidade em realizar esta analogia.
    Sou psicólogo, trabalho em Passo Fundo /RS, e gostaria de tua autorização para a utilização deste material em uma palestra para funcionários de um hospital local. Evidentemente que os créditos serão referidos. Tenha um dia iluminado e de plena Paz. Respeitosamente, César AR Oliveira

    ResponderExcluir