SEJA BEM VINDO(A)!!!!!!!!!!!


Obrigado por estar visitando o meu blog.

Deixe a sua mensagem no meu mural, a sua opinião é muito importante para a melhoria contínua do blog.

A nossa proposta inicial é criar um espaço para as pessoas que gostam de ler poesias, artigos relacionados a Psicologia, mensagens para reflexão e crescimento pessoal e também para as pessoas que gostam de escrever poesias, contos, etc.

Mande seus textos para psicologiaepoesias@gmail.com

No e-mail não se esqueça de dizer seu nome(ou pseudônimo) e se tiver, mande também um endereço de algum blog, ou site que possua mais textos de sua autoria.

FRASE DO DIA

"ERRAR NÃO É HUMANO. ACERTAR É HUMANO."

QUANDO ERRAMOS DEVEMOS FICAR ATENTO A MENSAGEM QUE DEUS ESTÁ NOS ENVIANDO. ATRAVÉS DO ERRO, ELE ESTÁ CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO, PARA NOS MOSTRAR QUE NÃO SOMOS PERFEITOS.





JR



quinta-feira, 9 de abril de 2009

APRENDER A MUDAR

As mudanças sempre fizeram parte da história do homem.

Mas, hoje em dia, tudo ocorre num ritmo muito mais rápido, grande parte decorrente pela própria mudança de mentalidade do homem.
Estamos aprendendo a ver as coisas de um modo mais amplo, e isso contribui bastante para todo e qualquer processo de mudança.
Os bandeirantes de hoje exploram tecnologias e oportunidades.
Um outro fato importante é que aprendemos a trabalhar em grupo e formar parcerias, o que se torna importante para reunirmos as forças necessárias para transpormos obstáculos cujas dificuldades seriam maiores para um único homem ultrapassar.
Em todo processo, apesar do profundo impacto que causamos em todas as coisas, temos uma dificuldade inicial de provocar esses estados de mudança em nós mesmos.
Desejamos adquirir novas habilidades, novas formas de pensar e novas formas de agir, mas algo que não compreendemos nos prende a velhos hábitos.
Como poderemos provocar novos estados em nosso ser? Como poderemos provocar a maior mudança que o homem pode gerar a si mesmo?

1 - O QUE MUDAR?
Todos falamos muito em mudar: precisamos aprender a mudar!
Fazemos esforços nesse sentido, que muita vezes nos traz desilusões, ficamos chateados e até achamos que nos falta força de vontade. Conclusão, em vez de adquirirmos um novo estado, acabamos por piorar nossa condição atual.
Isso se deve, muitas vezes, por não compreendermos as características básicas que compõem os processos de mudança. Para isso será necessário revermos a definição de mudar:

Mudar: verbo. 1 Trocar de aspecto, natureza, etc. 2 Trocar uma coisa por outra. 3 Variar. 4 Remover de um lugar. 5 Deslocar-se para outra casa ou moradia. 6 Ir-se para outra parte 7 Transformar-se.

Bom, se analisarmos profundamente o significado da palavra já veremos todo o segredo que contém o processo de mudança. É quase que uma mágica.
Observe cada uma das explicações.
Em todas elas vemos um núcleo central que torna o processo de mudança algo compreensível e podemos até dizer científico: Mudar é trocar!

Mudar: verbo.
· Trocar de aspecto, natureza, etc.
· Trocar uma coisa por outra.
· Variar. É mudar, é tornar diverso. Temos aqui também uma troca.
· Remover de um lugar. Remover é mover de novo. Aqui também há uma troca. Trocamos um espaço por outro.
· Deslocar-se para outra casa ou moradia. Aqui também trocamos um espaço por outro.
· Ir-se para outra parte. Aqui também trocamos um espaço por outro.
· Transformar-se.

O que ocorre é que pensamos que mudar é abandonar o que se é em busca de algo novo. A falha ocorre exatamente nesse ponto. Precisamos primeiramente compreender isso. Deixar as coisas para trás não resolve, pois como veremos, a partir do momento que foram incorporadas em nossas vidas acabam fazendo parte de nós mesmos, descartar simplesmente é um processo falho, pois não podemos descartar algo que faz parte de nós, mas podemos trocar e substituir algo que não queremos por outro.
Toda vez que queremos mudar algo em nós, a primeira coisa que fazemos é deixar de fazer algo. Se quisermos emagrecer, por exemplo, deixamos de comer. Então, o que ocorre? Passam-se alguns dias e lá vamos nós de novo.
Quando queremos erradicar algum vício, ocorre a mesma coisa, infelizmente voltamos. Num primeiro momento pode-se até dizer que é lógico abandonar o que não se deseja, afinal é isso que queremos. Mas veremos que na verdade o que precisamos é fazer uma troca.
Por enquanto, queremos que você medite sobre tudo isso. Se a intenção é mudar alguns hábitos em sua vida, indicamos que realize a meditação REFLEXÃO que disponibilizamos para você. Esse exercício irá ajudar na identificação do que deseja mudar.
Faça uma relação do que deseja mudar em sua vida. Anote os aspectos que almeja alterar e os que deseja adquirir.

2 - Mudar é transformar

Temos uma frase de Lavoisier:

"Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
A força dessa frase deve ser objeto de constante reflexão. Ela encerra por si mesmo uma grande chave que nos abre as verdades naturais. Quando passamos a compreendê-la podemos aplicá-la a um número infinito de situações.
Podemos até falar em perder ou ganhar, mas o correto seria avistarmos as coisas pela transformação. Quando falamos em ganhar mais dinheiro, devemos ter em mente que faremos isso por meio de uma troca: mercadoria por dinheiro, serviços por dinheiro. Existe uma troca. Se quisermos ganhar mais saúde, veremos também uma troca: alimentos mais saudáveis que irão se transformar em mais disposição; práticas esportivas que também irão se transformar em disposição.
Transformar, mudar e trocar tem o mesmo sentido.
Focando sua atenção nisso logo verá e poderá interagir agindo com mais precisão no ponto necessário para causar no resultado do processo de mudança o estado desejado.
Vamos supor que você queira abandonar um vício, partiremos do exemplo de um que cause dependência química. Esse tipo de vício provoca dois impactos em nosso ser: um de ordem psicológica e outro de ordem química.
O que ocorre quando deixamos esse hábito nocivo? Nosso ser procura rapidamente substituir esse processo, ou seja, realizar a troca.
Conscientemente não queremos a troca e sim eliminar o vício, mas como já pudermos ver, em todo processo de mudança temos uma troca. Não jogamos nada fora e é por isso que em alguns casos as pessoas engordam, pois a dependência química a que estavam submetidas procuram outras formas de compensação.
Existe também um fator psicológico, o fato que nos motivou a adquirir esse vício. Esse fator precisa ser trabalhado, deve haver aí uma troca.
Precisamos identificar o que nos levou a esse impulso: alguma carência, meio para a sociabilização. Esse fator, inclusive, é que leva alguns jovens a adquirir hábitos nocivos, adquirem um símbolo (negativo claro) de forma de identificação, como se dissessem para si mesmos e para o grupo: "eu também faço parte", mesmo depois que isso perca importância no contexto objetivo, fica impregnado em nossa mente e mesmo quando queremos excluir esse hábito de nossa vida ele vem à tona ainda que, conscientemente, não percebemos que nossa mente interpreta como uma perda.
Como veremos mais à frente relutaremos naturalmente e por instinto contra as perdas. Por isso a importância de entendermos que o processo de mudança é uma troca, pois com essa compreensão podemos agir mais facilmente na eliminação de padrões indesejáveis, saberemos que temos que trocar por outros de outra ordem.
Quando falamos de outros padrões de outra ordem não queremos dizer que seja da mesma natureza, mas que cause a mesma satisfação, visto por um novo nível.

3 - TRANSFORMANDO
No módulo 1 pedimos que anotasse em uma folha os padrões que gostaria de eliminar e os que gostaria de adquirir.
Faça uma lista, colocando à esquerda os padrões que já não lhe satisfazem mais como, por exemplo, o fato de você se considerar estar acima do seu peso ideal.
Esse é o modelo que deseja abandonar, mas como já vimos, devemos substituir por outro.
Na coluna da direita coloque um padrão que seja correlato, ainda que de natureza diversa.
Dê preferência a um padrão que esteja em um nível acima, pois como poderá observar, todo e qualquer padrão que esteja em um nível superior exigirá de nós obter mais recursos e isso já irá facilitar, principalmente se soubermos nos concentrar.
No nosso caso, queremos fazer uma troca por disposição física. Queremos deixar nosso velho hábito de comer muito por muita disposição. Até já estamos nos visualizando fazendo coisas que desejamos, mas que em virtude do peso extra isso fica relegado a um segundo plano.

Vejamos como as coisas ficam:
1. Que está relacionado a perder peso:
· Excesso de comida.
· Consumo de comida que intensifique esse padrão(alimentos gordurosos, etc).
· Causas psicológicas envolvidas (nervosismo, ansiedade).
· Hábitos sedentários (comer passa a ser uma ginástica bucal). Etc.
·
2. Qual troca faremos?
· Para o excesso de comida, iremos realizar ginástica.
· Para o consumo de comida que intensifique esse padrão, o simples fato de fazer exercício faz com que nosso corpo peça para nós adquirirmos alimento que recupere as energias (alimentos que não estejam de acordo, nosso corpo recusa naturalmente).
· As causas psicológicas são superadas pela motivação (fazer exercícios estimulam nossos centros psíquicos, fortalecem nossa auto-estima, e a nossa personalidade).
· Hábitos sedentários são trocados por hábitos saudáveis. Etc...
Veja que o processo é simples e quando começamos entender deixamos de ser um jogo do destino e passamos a dominar nossa vida. Afinal, não é isso que desejamos? O domínio da vida?
Quanto mais identificarmos os padrões que compõem algo que desejamos mudar, mais facilmente poderemos relacionar fatores de troca.
Uma pergunta, por exemplo: e se tivermos um novo padrão?

Vamos supor que queremos ser cantor.
Nesse caso relacione na coluna da direita o padrão desejado.
Agora procure ver o que o limita a isso. Alguma coisa o impede de conseguir.

Vejamos esse exemplo:
No exemplo acima, identificamos que o que impede de sermos cantores é o fato de sermos tímidos. Temos um desejo, mas nossa timidez não deixa acontecer. Vejamos os pontos:

1. que está relacionado à Timidez?
· Medo.
· Acanhamento.
· Fator psicológico (possível fracasso).

2. Qual troca faremos?
· Medo (temos medo do desconhecido. Para superar isso, procure conhecer o novo ambiente que deseja, os novos padrões. Conviva com outros cantores, viva no novo ambiente).
· Para o acanhamento, procure se soltar aos poucos, cantando para pequenos grupos. Para isso, procure intensificar seu conhecimento sobre o assunto, primeiramente sozinho, depois com um pequeno grupo até ir aumentando gradativamente.
· Para a possibilidade de fracasso, elimine com o conhecimento. O que proporcionar fracasso, elimine. Veja agora os fatores para o sucesso. Vá trocando os padrões, uns pelos outros.
Se você realmente quiser transformar a sua vida, se quiser adquirir novos perfis, poderá esperar que tudo aconteça como na maioria das vezes depois de inúmeras tentativas, pela aprendizagem e pelo erro. Ou se quiser obter novos padrões, de forma mais consciente, positiva, terá que identificar seus padrões atuais e os que deseja obter. Assim, poderá operar de forma mais eficaz e precisa.

Não espere o vento soprar a seu favor. Já existe barco a motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário